Caxumba: Tem cura? Causa infertilidade? Saiba tudo sobre essa doença aqui!

Caxumba

Existem várias doenças que poderão trazer vários efeitos para o indivíduo após anos, por isso conhecer estas doenças e tentar evitar o seu aparecimento ou realizar o tratamento adequadamente assim que surgirem os primeiros sintomas é uma maneira de conseguir evitar problemas mais sérios no futuro. Por isso, hoje neste artigo eu irei falar um pouco sobre uma doença muito comum, mas que pode ter sérios efeitos ao longo dos anos, a caxumba.

Você já ouviu falar na caxumba? Sabe o que é e como se prevenir? Continue lendo esse artigo e confira a seguir tudo sobre esta doença.

O que é?

A caxumba é uma doença viral aguda. Normalmente ela irá afetar as glândulas parótidas, fazendo com que elas aumentem de volume nas laterais do pescoço. Essa doença é transmitida pelo ar e pode acometer tanto homens quanto mulheres.

É comum que essa doença apareça principalmente em crianças, e embora não costume ter complicações, quando elas acontecem é geralmente na vida adulta. Além do mais não existe um tratamento específico para dar fim dela, por isso é muito importante prevenir o seu aparecimento.

Pega?

Sim, ela é uma doença que é transmitida via respiratória, por isso ela poderá ser passada pelo ar através da inalação de gotículas da tosse ou do espirro de pessoas contaminadas. Além do mais, em alguns casos a caxumba poderá ser transmitida até mesmo por uma conversa muito próxima com a pessoa infectada ou por compartilhar talheres, pratos e copos com esta pessoa.

Na maioria dos casos os primeiros sintomas começaram a surgir cerca de uma semana após a infecção, mas antes de aparecer os sintomas a pessoa contaminada já poderá contaminar outras pessoas.

Como prevenir?

Para prevenir da caxumba é recomendável vacinar, sendo que a vacina ocorre geralmente na época das vacinas contra rubéola e Sarampo.

A vacina que irá prevenir a doença é a vacina tetra viral que também auxilia para prevenir a varicela, rubéola e sarampo. Essa vacina deverá ser administrada a primeira dose aos 12 meses de idade e a segunda quando o indivíduo é ainda criança, entre os 4 e 6 anos.

Causa infertilidade?

A caxumba é uma doença que poderá trazer sérias complicações ao homem, podendo até mesmo causar a infertilidade masculina, pois ela poderá afetar as glândulas do testículo visto que estas apresentam semelhanças fisiológicas com as glândulas salivares.

Quando  afeta os testículos irá causar a inflamação deles, o que irá destruir o epíteto germinativo dos testículos que é onde se ocorre à produção dos espermatozoides, e por isso irá causar a infertilidade masculina.

Repete?

Na maioria dos casos a caxumba não se repete, porém pode ser que em alguns casos as pessoas que possuem o sistema imunológico fraco fiquem mais suscetíveis ao desenvolvimento desta doença pela segunda vez, visto que os anticorpos podem não funcionar nesta situação.

O ideal para não ter a caxumba é vacinar ainda na infância.

Ainda tem dúvidas sobre a caxumba? É só nos deixar um comentário que responderemos você a seguir!

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *