Ciclo menstrual: Entenda melhor o seu corpo com as dicas que daremos!

calendario menstrual

É fundamental que desde a primeira menstruação, as mulheres tenham o hábito de registrar o ciclo menstrual delas. Algumas anotam apenas o dia que ocorreram as fases, outras registram os sintomas para ter mais dados a respeito do próprio corpo e nisso tudo, não só fica mais fácil ter controle do seu ciclo como você desenvolve o autoconhecimento.

Se você ainda tem dúvidas de como funciona o seu ciclo menstrual, qual é a fase que a mulher está propensa a engravidar, por que ele ocorre e quer entender mais sobre ele e o seu corpo, continue lendo o artigo de hoje!

Quais são as fases do ciclo menstrual?

O ciclo pode variar de acordo com cada mulher, afinal, cada corpo é um corpo, mas ainda assim, existe um certo “padrão”, um limite de dias para cada fase que é considerado normal.

Caso seu ciclo fuja desse padrão ele pode ser irregular devido a diversos fatores, já que a alimentação, sedentarismo e tudo que fazemos afeta nosso ciclo. Ele acontece da seguinte maneira:

O ciclo costuma durar 28 dias e ele se inicia no primeiro dia da menstruação da mulher e termina no primeiro dia da menstruação do mês seguinte.

Fase folicular – sendo a primeira fase do ciclo, a mulher está passando pelo fluxo sanguíneo e o ovário libera grandes quantidades de estrogênio, uma forma de “preparar o útero para a gravidez”.

Período fértil – essa é a fase que a mulher está propensa a engravidar, pois o corpo está amadurecendo o óvulo até liberá-lo no dia da ovulação.

Fase lútea – nos últimos 12 dias do ciclo, o corpo da mulher começa a se preparar para a gravidez, tendo o aumento dos seios, sensibilidade e mudanças de humor. Nesse período, quando não há a fecundação, a menstruação é liberada e o ciclo recomeça.

É possível calcular o ciclo?

Você pode acompanhar seu ciclo através de aplicativos para esse tipo de controle, o que deixa muito mais fácil. Alguns como o Flo, possibilitam anotar os seus sintomas diários e com essa análise contínua ele te informa com grande precisão se sua menstruação está próxima de vir ou não.

Caso você queira fazer esse processo manualmente, siga os seguintes passos:

  • Observe e anote por quantos dias o seu fluxo menstrual desce, em alguns meses você terá uma média;
  • Marque o início do seu ciclo menstrual no 1º dia da menstruação e com o fim no 1º dia da próxima;
  • Registre seus sintomas diários, principalmente os que ocorrem entre 6 a 12 dias antes da menstruação (você identificará sua TPM).

O que é a tabelinha de ciclo menstrual?

A famosa tabelinha é um método de prevenção de gravidez a partir da observação do ciclo menstrual, de forma que a mulher que registra todos os sintomas e fases de seu ciclo consegue identificar qual é o período que ela está mais propensa a engravidar.

Porém esse método é extremamente inseguro, já que a maioria das mulheres possui um ciclo irregular e mesmo quando ele é regular, qualquer coisa pode afetar o desenvolvimento dele, como o uso de remédios ou álcool.

Portanto, se você está buscando um método de contracepção o mais indicado é o preservativo, que além de ter uma alta taxa de eficácia, também previne contra DSTs.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário e responderemos!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *