Quem é obrigado a declarar imposto de renda? Descubra tudo aqui!

imposto de renda

A declaração do imposto de renda consiste em uma tarifa cobrada pelo Governo Federal anualmente das pessoas que excederam o limite máximo para rendimento bruto anual e por isso é fundamental que as pessoas declarem a sua renda anualmente. Mas você sabe quem é obrigado a declarar imposto de renda?

Não? Pois então você precisa continuar lendo esse artigo, a seguir eu irei falar tudo sobre quem deve ou não declarar sua renda. Confira!

Quem deve declarar?

Não são todas as pessoas que devem declarar a sua renda, pois a Receita Federal determina alguns critérios para que seja necessário fazer a declaração.

Dentre todos os critérios exigidos a pessoa que se enquadrar em ao menos um deles deverá entregar o seu imposto de renda dentro do prazo estabelecido pela receita.

Os critérios são:

  • Pessoas que residem em terras brasileiras e receberam rendimentos tributáveis no valor de 1.903,98 mensais ou de 28.559,70 no ano de 2018.
  • Pessoas que receberam em 2018 rendimentos não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte cuja sua soma é superior a 40 mil reais.
  • Pessoas que tiveram no ano anterior ganho de capital por alienação de bens e direitos.
  • Quem manuseou operações na bolsa de valores em 2018.
  • Quem tem propriedades de bens ou direitos no valor superior a 300 mil em até 31 de dezembro do ano anterior.
  • Pessoas que obtiveram, com atividade rural, uma renda anual que ultrapassem 128.308,50.
  • Trabalhadores que optaram pela isenção de imposto de renda na venda de imóveis que foram usados para comprar outro imóvel em território nacional em até 180 dias.

Se você atende a algum desses critérios acima é fundamental que você faça a sua declaração de imposto de renda, pois a sonegação de impostos pode trazer graves consequências ao indivíduo que vão desde uma multa de 150% sobre o valor devido até a 2 anos de reclusão.


Saiba como usar o Sicalc


Como declarar?

Agora que você já sabe quem é obrigado a declarar imposto de renda, deve estar se perguntando como fazer a sua declaração, e por isso a seguir eu separei o passo a passo para você fazer sua declaração com facilidade.

  1. Baixe o programa no site da Receita Federal ou na loja de aplicativos do seu smartphone.
  2. Tenha em mãos todos os seus documentos e comprovantes que informe os rendimentos e as despesas do ano anterior.
  3. Ao acessar o aplicativo você deverá clicar em “nova declaração” e deverá preencher todos os dados com os valores que você possui comprovante.
  4. Depois de preencher todos os dados selecione o tipo de tributação, se é a simplificada ou completa.
  5. Confira o resumo de todas as informações que foram prestadas e se necessário faça alterações
  6. Depois é só clicar em “entregar a declaração”.
  7. Imprima o comprovante, assim você terá o número para que seja possível corrigir alguma informação errada ou importar conteúdos.

Programa para declarar

Para declarar o seu imposto de renda você deverá apenas baixar o programa IRPF 2019. Não é mais necessário baixar um programa adicional chamado Receita Net desde 2018.

Ainda tem alguma dúvida sobre quem é obrigado a declarar imposto de renda? Deixe um comentário!

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *