
Os gases podem afetar pessoas de várias idades, sendo que eles podem causar muito constrangimento em quem os possui, por isso, saber o que pode causa-los e como tratar o problema é fundamental.
Se você também está com gases frequentes e não sabe o que fazer para dar fim ao problema, esse artigo é para você, continue conosco e confira tudo sobre eles a seguir!
Causas dos gases intestinais
Os gases intestinais conhecidos como flatulência, são normalmente produzidos por bactérias que fermentam o alimento durante o último processo de digestão.
Esses gases são formados involuntariamente e produzidos naturalmente pelo organismo, sendo que na grande maioria das vezes não possui muito mau cheiro.
Porém, em alguns casos em que a pessoa faz o uso de antibióticos ou possui uma alimentação rica em proteínas faz com que haja maior produção e concentração de gases que poderão cheirar muito mal.
Dentre as principais causas que influenciam na formação dos gases intestinais citamos:
- Se alimentar de alimentos de difícil digestão como repolho, brócolis, couve-flor, milho e leite;
- Engolir ar durante a alimentação, normalmente quando se come muito rápido ou estressado;
- Fazer o uso de antiácidos ou antibióticos, normalmente porque estes alteram a flora intestinal e consequentemente o processo de fermentação dos microrganismos presentes no intestino;
- Sedentarismo, a falta de atividades físicas faz com que a digestão de todos os alimentos passe a ser mais demorada em nosso organismo, fazendo com que a fermentação desses favoreça a formação de gases intestinais e também a prisão de ventre.
Na barriga
Os gases estomacais costumam ser oriundos de uma alimentação que proporcionar este quadro.
Alguns sintomas poderão indicar que os gases estão localizados na barriga, como:
- Perda de apetite;
- Azia;
- Distensão abdominal;
- Falta de ar;
- Fisgada no peito;
- Arrotos frequentes;
- Sensação de estar pesado;
- Desconforto gástrico.
Para evitar que isso aconteça recomenda-se evitar o consumo de chiclete, comer mais devagar e evitar falar durante a refeição.
Chás para gases
Para quem quer utilizar chás para acabar com gases, os chás de ervas costumam ser uma ótima opção para ajudar a eliminar os gases, tanto intestinais quanto estomacais, diminuindo o inchaço e também a dor que costumam fazer parte da rotina diária de quem sofre com este quadro.
Chá de erva cidreira
O chá de erva cidreira, por exemplo, possui propriedades medicinais que ajudam a eliminar gases no intestino, ajudando a combater inclusive a prisão de ventre.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de erva cidreira
- 1 colher de sopa de funcho
- 200 ml de água fervente
Modo de preparo
Coloque a erva cidreira e o funcho em uma xícara vazia e misture. Acrescente a água fervente tampe e deixe a mistura amornar. Feito isso, coe e beba.
Ressaltamos a não adição de açúcar no chá para que não haja o favorecimento da produção de gases por meio deste.
Remédios para gases
Além da opção de acabar com os gases utilizando a receita caseira que mostramos em cima, você poderá recorrer também aos tradicionais remédios encontrados em redes de drogarias, entre os principais citamos:
- Luftal
- Simeticona;
- Beladona;
- Carvão vegetal ativado;
- Dimeticona;
- Simeticona;
- Funchicol