Melasma: Veja qual o tratamento para as manchas que surgem na pele!

melasma o que é?

Ter uma pele bonita e livre de manchas é o desejo de muitas pessoas, porém nem sempre elas conseguem ter a pele desejada devido ao melasma, que consiste em manchas escuras na pele. Esse problema costuma aparecer principalmente em mulheres entre 20 e  30 anos, mas pode aparecer em pessoas de outras faixas etárias e com o tratamento adequado é possível dar fim ao problema em pouco tempo.

Se você também possui melasmas em sua pele e não sabe qual tratamento fazer para clarear a pele sem prejudicar à saúde, você está no artigo certo, pois a seguir nós falaremos tudo o que você precisa saber para acabar com o melasma. Confira!

O que é?

O melasma é uma condição em que surgem várias manchas escuras na pele, sendo que ele afeta principalmente mulheres e é muito comum aparecer na região do rosto, embora também possa aparecer em vários outros locais que ficam expostos ao sol.

Os melasmas são causados principalmente devido à exposição  solar, porém ele também pode ser ocasionado por outros fatores, como uso de anticoncepcionais, doenças, gravidez, predisposição genética e alterações hormonais.

Tratamento do Melasma

Quem possui melasma na pele deve consultar um médico para que ele possa diagnosticar o problema e realizar o tratamento mais indicado, pois o tratamento poderá variar conforme cada tipo de melasma.

O primeiro passo para quem deseja acabar com as manchas escuras da pele é se proteger dos raios ultravioleta, assim é necessário que a pessoa aplique filtro solar de fator no mínimo 30 em sua pele diariamente.

Além da proteção à pele, o tratamento também consiste em usar cremes clareadores ou até mesmo na aplicação de peeling conforme cada caso.

Nos casos mais brandos do melasma a pessoa deverá aplicar diariamente cremes a base de hidroquinona, ácido retinoico ou ácido azelaico nos locais onde as manchas estão. Esse tratamento deve ser feito por no mínimo 2 meses para que seja possível notar uma melhora no quadro.

Quem deseja um tratamento mais rápido deve optar pelo peeling, porém é necessário tomar cuidado na hora de escolher o melhor procedimento para não prejudicar a pele. O melhor é consultar um dermatologista para ver qual ele recomenda.

tratamento do melasmaNa gravidez

É muito comum que algumas mulheres apresentem melasma na gravidez, sendo que eles aparecem principalmente devido às alterações hormonais que elas possuem durante essa fase.

Não existe cura para os melasmas na gravidez, por isso o melhor é a mulher se prevenir a fim de evitar que eles apareçam, sendo muito importante usar filtro solar diariamente e evitar ficar muito tempo exposta ao sol.

Causas do Melasma

Ainda não existe nenhuma comprovação do que pode causar o melasma na pele, porém é possível dizer que um dos principais fatores de risco é a exposição solar, principalmente sem proteção.

Mas além disso, essas manchas escuras na pele também podem aparecer devido ao uso de medicação e até mesmo por predisposição genética.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o melasma, deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você!

 

0 Compart.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *